sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

HDF, gabinete 29

Bem, pelo menos este ano não farei parte dos 950 novos casos de cancro do colo do útero diagnosticados em Portugal!
Na terça-feira lá rumei ao HDF, na companhia do G. e da Cátia (obrigada por tudo amiga! Quero publicamente dizer que te adoro e que desde que te conheço nunca deixaste de estar ao meu lado, nos bons e nos maus momentos! E até nos assim assim! Adoro-te muito! És a irmã, a amiga, a companheira que toda a gente gostaria de ter! Sei que posso, sempre e incondicionalmente, contar contigo!) e após 3 longas horas de espera lá fui chamada ao gabinete 29 e atendida pelo médico.
Entre muito desconforto, incómodo e ardor, o médico lá fez a colposcopia e retirou tecido para uma biópsia. As lesões não aparentavam ser graves e nem cancerosas, pelo que o médico simplesmente as removeu. Bem, não foi assim tão simplesmente porque até ganhei um andar novo nesse dia, mas suportou-se... O tratamento é eficaz a curto prazo, mas são comuns as situações de reaparecimento da doença, pelo que agora serei “controlada” de 6 em 6 meses.
Por tudo isto, porque sempre achei que isto nunca me iria acontecer e porque aprendi que
* o rastreio é essencial para detectar alterações nas células numa fase precoce, permitindo que se evite a progressão para lesões cancerosas;
* fazer uma citologia (exame de papanicolaou) com regularidade é a única forma de reconhecer as lesões pré-cancerosas do colo do útero;
porque o tratamento das lesões pré-cancerosas é simples e eficaz e é o único caminho para evitar o aparecimento do cancro do colo do útero;
* o cancro do colo do útero representa a segunda causa de morte por cancro na Europa em mulheres entre os 15 e 44 anos;
sinto-me compelida a passar a palavra!
Informem-se e não permitam que o cancro decida o vosso futuro, ou o das vossas filhas, mães, irmãs, ou o da vossa filha melhor amiga...
Passem a palavra!
Digam-lhes que o cancro do colo do útero pode afectar todas as mulheres, que é causado pelo Papilomavírus, um vírus muito comum, mas que a prevenção existe!

6 comentários:

Catia disse...

também te amo,estou mais aliviada desde que saimos daquele hospital,ainda bem que pude ir contigo senão estava a ligar de 2 em 2 min.jocas

Mamã trintona disse...

Minha querida,
desculpa não ter estado presente (mesmo à distância) nesses momentos em que mais precisavas de um ombro amigo. Mas isto tem estado tão complicado que só agora pude vir ao teu cantinho e fiquei a saber do teu sofrimento.
Mas fico feliz por saber que não foi nada demais e que já passou.
Joquinhas muito gandes
Sofia

P.S.- Enviei-te um miminho para o Diogo. Quando receberes, avisa.

Angela disse...

Percebi agora a ida ao médico de que me falaste.

Excelente post, este teu! Assim se salvam vidas.
Que tudo te corra pelo melhor e muita força.
um grande beijo amigo e sincero!

Anónimo disse...

Eu já passei por este problema e só eu sei o quanto me abalou e fez sofrer. Há dois anos atrás, tive como resultado de uma citologia: lesao intraepitelial de alto grau.
Fiz colposcopia e biópsia depois e o resultado não podia ser pior... CIN III provocada pelo HPV!!
Sempre fui super cuidadosa fazendo citologias anuais e não entendia como isto podia acontecer.
Enfim... foram horas, dias, meses de desespero...
Fiz conização a laser e já faço à ano e meio o controlo semestral.
E ainda que tenha receio das recorrências, tento não pensar muito no assunto.
E tu, que já tens na família historial de cancro, deves estar a pensar no pior.
Mas querida, vê por mim! Conheces alguém mais vivinho que eu??!?
Força e coragem!
Bjs, muitos, muitos!!

Mãe do Outro Mundo disse...

Que bom que o susto já passou.

Beijinhos

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,